O Padma Purana é um dos dezoito Mahapuranas mais importantes da literatura Védica. Esse Purana abrange uma vasta gama de assuntos sobre a antiga sociedade védica, suas tradições, costumes, lugares e rituais sagrados. É considerado uma das principais fontes de conhecimento religioso mundano e espiritual, uma vez que detalha com muitos pormenores os princípios do dharma (dever e moral), estabelecendo as atividades meritórias e as devidas recompensas nesta e nas próximas vidas, assim como o castigo pelas atividades pecaminosas tanto aqui quanto no porvir, evidenciando assim uma espécie de direito canônico tradicional indiano.
A Gita Mahatmya é parte do Padma Purana, localizada na sessão denominada Uttara-Khanda, a sessão conclusiva, e que exalta e glorifica a importância da Bhagavad-gita (um texto sagrado dentro da tradição do yoga), descrevendo os benefícios espirituais e a importância de ler, estudar e praticar os seus ensinamentos.
A Gita Mahatmya é composta por uma série de histórias e narrativas que demonstram como a leitura e a aplicação dos ensinamentos da Bhagavad-gita podem trazer paz, sabedoria e libertação espiritual para os devotos.
Passei por este texto maravilhoso, no qual Shiva explica à Parvati os poderes místicos da Bhagavad-gita. Vimos, ao longo da série, o poder e as glórias de cada um dos capítulos da Gita, em histórias memoráveis.
Agradecimentos
Primeiramente agradeço a Krishna pela dádiva de ter feito essa série. E as alunas Thaís Gimenes e Rosanna Beltrão pela organização e criação deste site.